Grama com Vray

Olá amigos!

Sejam bem vindos ao nosso blog. Entre e sente-se, fique à vontade.
Esse será o primeiro tutorial de muitos que virão pela frente.
Vamos começar com um post bem bacana, que ensinará a fazer uma grama legal para o Vray, com muita objetividade.
Eu tenho o hábito de modelar minhas maquetes no AutoCAD mesmo, e em seguida importar no 3dstudio Max.
Modelo no CAD porque já trabalho com este software a 12 anos, e tenho relativa habilidade com ele.
Atualmente renderizo no Vray. Pra quem não conhece, o Vray é um plug-in do 3dStudio,de fácil utilização e resultados excelentes.
Eu recomendo!!!
Primeiro vamos carregar o max e o Vray (claro!). Agora vamos modelar uma plane de 800x800cm.
Se preferir, faça uma box com uma altura mínima. Objetos importados do CAD não gostam do displace, não sei exatamente porque mas não
funciona direito.
Se o seu Max estiver configurado em outra unidade, não tem stress, basta fazer uma regrinha de três e converter os valores que eu vou fornecer, beleza?
Crie uma câmera qualquer, uma luz razoável e uma configuração de render básica. Falaremos sobre esses três pontos nos próximos posts,
no momento só nos interessa a grama.
O número de segmentos da plane não tem grande influência no resultado, mas, por desencargo de consciência fiz uma de 30×30 segmentos.

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Agora, vamos criar um material. A imagem que eu utilizei foi essa, que segue aí de presente pra você.

grama2

Não tem como errar.
1-clique no slot (a bolinha no quadro de materiais)
2-clique no campo diffuse. Ele abrirá uma caixa de diálogo, onde escolheremos a opção bitmap.

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3-Na caixa seguinte, provavelmente a opção new estará default. Então bastará apenas clicar em bitmap.

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4-escolha o material que eu sugeri, e em seguida clique em abrir. Pronto!
Agora vamos mapear o objeto. Pra quem não sabe, mapeamento é a quantidade de vezes que a imagem se repetirá no objeto.
Se utilizaros um mapeamento do tipo box, de 100x100x100cm, isso significa que a cada 100cm teremos uma repetição da imagem.
Deu pra entender?
Para mapear basta ir na aba modify (com a plane seleconada) e escolher a opção UVWmap. Vamos escolher um mapeamento do tipo plane, pois nosso objeto não tem
espessura, e colocar os valores de 300 e 300cm na largura e no comprimento. Pronto, ta mapeado!

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Se você renderizar o aspecto da grama será esse aí abaixo.

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Agora que vem a parte legal! Vamos fazer a grama subir!!!
Com o objeto selecionado, vá até a aba modify e selecione a opção VrayDisplacementMod. Agora é só colocar os parametros a seguir.

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1-marque 2D mapping.
2-em textmap procure a sua textura que funcionará como displace. Olha ela aí de bandeja pra você.

grama-displace2

3-texture chan deixe 1, pois não descobri pra que serve. Filter blur deixe 0,001.
4-em amount coloque 7,62. O amount é a altura da grama! Legal!!! Se preferir altere esse valor.
5-em shift coloque -2,54. O shift serve pra esticar a grama ou coisa parecida
O que acontece é o seguinte: o Vray utiliza um mapa em tons de preto e branco, fazendo com que o contraste de cores seja a base
para o volume da grama, ou seja, o que for preto afunda e o que for branco saca. Isso gera a nossa grama fofinha.
Veja o resultado final.

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É isso aí, espero que tenham gostado. Um abraço e até a próxima.


12 Comentários Até Agora, Gostaria de Escrever Alguma Coisa?

  1. Adriano Couto says:

    Caraaaa
    valeu pela dica…
    sempre quis saber como fazer a grama crescer no vray! hehe
    valeus

  2. Silvio Andrade Lima says:

    Por nada Adriano,
    Fique à vontade pra postar seus comentários e até mesmo dicas.Visitei o seu site e conferi seu trabalho, achei muito bom!
    Passei algum tempo sem postar devido a carga de trabalho, mas vou retomar em poucos dias.
    Obrigado e um abraço.

  3. André Mendonça says:

    Mermão, véi…Arretado. Agora, “grama fofinha” foi ótimo. Parabéns pela iniciativa.

  4. Silvio Andrade Lima says:

    Obrigado André,
    A grama é tão fofinha que dá vontade de deitar nela, hehe.
    Um grande abraço.

  5. TS ESTUDIO 3D says:

    Bom Dia!

    Primeiramente, gostaria de elogiar sobre a postagem do tutorial. Gostaria de ver contigo se quando é feito a grama, tem como distribuir a grama por área?
    A grama que faço aqui ela sempre fica parecida com “a japonesa”, bem ralinha.
    Tem alguma dica para parecer com que a grama tenha mais espaço entre as
    “folhas”?

  6. Silvio Andrade Lima says:

    Olá TS Estudio!
    Acredito que o Amount o o Shift rsolvam seu problema.
    Teste outros valores que você chega lá, aliado a um mapeamento adequado. Abraços.

  7. Raphael Leonardo says:

    Muito bom o trabalho….só que eu não consegui fazer igual….
    eu não consegui achar a opção VrayDisplacementMod. D=
    Se puder ajudar eu agradeço ^^

  8. Silvio Andrade Lima says:

    Raphael,
    Você encontrará no menu Modify do Max.
    Abraços.

  9. marcelo fernandes says:

    Pá, obrigado pelos teus tutoriais. Tu realmente simplificas bastante todo o processo de renderizar com o vray e os resultados sãoe xcelentes.

    Esta relva é mel!!! Vou usar este método para sempre. Ainda ando ás aranhas com os renders de exteriores no vray pq, para exteriores, usava o mental ray, mas pronto. Não consigo obter resultados tão bons com o color mapping como com uma vray physical camera, portanto, continuo a usá-la. O problema é que a vray physical camera não dá para criar a partir do viewport, o que é uma seca descomunal.

    de qualquer das formas, parabéns e vou continuar a visitar o teu site à procura de novos tutoriais.

    Abraço

  10. Silvio Andrade Lima says:

    Pá Tchê!
    Eu que agradeço a tua visita.
    Te sintas à vontade para nos visitar quando quiser.
    Um grande abraço!

  11. Engrali says:

    excelente, tanto o seu trabalho como a explicação.
    vc sabe o que faz! e nem por isso fica dando uma de sabichão com um monte de explicações técnicas, pra chegar ao fim… vc é prático, objetivo e direto.
    Forte abraço, parabens mais uma vez.

  12. Barbara says:

    Oi Silvio,
    Gostei muito do tutorial, estava procurando algo a um tempo. Tentei fazer grama com o Hair and Fur, mas não conseguia porque é mais complicadinho. Agora sei o truque.
    A titulo de curiosidade, você faz parte da comunidade 3d1? Possui algum perfil que possa estar seguindo?

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