Iluminação Interna Básica com Vray

Olá amigos!

Sejam bem vindos ao nosso site. Entre e sente-se, fique à vontade.
Mas uma vez, peço desculpas por demorar a publicar mais um post. Espero que vocês me entendam, afinal, não sou blogueiro, sou arquiteto e preciso trabalhar para sobreviver. Porém, quando tenho qualquer tempo livre procuro fazer alguma coisa para o nosso site.
Hoje vamos nos divertir com iluminação interna básica no Vray.
Inicialmente, carregue o Vray e utilize uma modelagem de seu interesse. Nesse caso, um pequeno apartamento com varanda.
Crie uma câmera e coloque-a em um local que proporcione um ângulo interessante. Costumo colocar a câmera na altura dos olhos do observador, aproximadamente 1,60m. Eleve também o alvo da câmera.
Com os parâmetros default o ângulo fica esquisito, muito próximo do objeto. Observe abaixo.

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Vamos alterar os parâmetros da câmera.
Com a câmera selecionada clique em Modify. Provavelmente estará pouco mais de 45mm no item Lens, então diminua para 20. Quanto menor o valor em Lens, mais distante estará o ângulo de visão da câmera e maior será a sua abertura.

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Vamos criar uma luz. Vá em Create/Lights e selecione uma luz do tipo Standard/Target Direct.

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Posicione-a no local mais conveniente, para que a luz direta entre um pouco no ambiente e gere sombras interessantes.
Com a luz selecionada, vamos alterar seus parâmetros em Modify.
Primeiro, Clique em On no item Shadows para ativar as sombras. Aumente a intensidade da luz em Intensity/color/Attenuation alterando o Multiplier. Sugiro 2 ou 3. Agora, vamos botar um amarelinho na cor da luz.

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Em seguida, vamos aumentar o diâmetro do seu cilindro em Directional ParametersHotspot/Beam. Sugiro o valor 5. Depois clique
em Overshoot. Já expliquei o que o Overshoot faz no post sobre iluminação externa, se esqueceu dê uma olhada lá.
Em VrayShadow Parameters marque Area shadows e coloque 0,0 no Bias. A explicação para isso também está no post anterior.

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Vamos ao primeiro render: horrível né?

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Entre na aba Render e faça algumas alterações.
Em Global Switches desmarque o item Default Lights, para desabilitar as luzes padrão do Max.
Em Image Sampler, selecione o CatmullRom como Antialiasing filter.

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Em Adaptative Subdivision Image Sampler deixe os valores -1 e 2, mas não esqueça de aumentá-los no render final (sugiro -2 e 2).
Em Indirect Ilumination selecione Irradience Map e Light Cache em Primary e Secondary Bounces. Coloque o Multiplier a gosto.

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No Irradience Map, marque Show Calc Phase para vermos os passos do render. Para testes use o Very Low em Built-in Presets mas não esqueça de mudar no render final (sugiro High, e nunca Very High). Aumente também os Basic Parameters para a imagem final.

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No Light Cashe também marque o Show Calc Phase. Aumente o Subdivision para o render final, mas para testes 700 serve.

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Selecione o filtro de luz no Color Mapping.
sugestões: Exponential; HSV Exponential (fica mais amarelado); Reinhard (mais forte).
No primeiro teste vou usar HSV Exponential.

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Renderizando temos isso. Bom, tá feioso, mas pelo menos já dá pra entender o que é.

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Vamos mudar a direção da luz e vamos colocar um fundo
mais próximo do azul. Faça isso em Render/Environment.

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Vamos renderizar novamente. Observe a diferença.

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Vamos ligar o Environment e botar um azulzinho. Resolvi tirar aquela parede verde. Deixei tudo branco, pois o verde tava deixando a cena esverdeada devido ao G.I.

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Olhe agora.

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Se você estiver no Sul, esta iluminação está adequada.
Para aqui, no Nordeste, sugiro o Reinhard no Color Mapping.

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O resultado é esse.

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É isso aí, espero tenham gostado.
Obrigado pela visita e aguarde o próximo post sobre iluminação fotométrica (artificial).
Um abraço e até a próxima.


68 Comentários Até Agora, Gostaria de Escrever Alguma Coisa?

  1. Cezar Junior says:

    Opa eu de novo Silvio como textorizar parede??
    Pra da aquela textura legal
    Não precisa passa agora passa quando você tiver tempo eu to direto no site blz
    eu projeto no 2020desing um programa específico pra moveis e passo pra DWG e abro no 3d Max e fácil o ruim e a iluminação e a espera do render lol
    Valeu cara!!! Você e 10

  2. Angello Marques says:

    Olá Silvio, quem é vivo sempre aparece!
    Estava paradão por falta de tempo, estou meio enferrujado e to precisando praticar mais.
    Existe a possibilidade de tu disponibilizar essa sena em 3ds pra gente trabalhar esse tutorial.
    Forte abraço!

  3. Angello Marques says:

    Olá Silvio, boa tarde!
    Aconteceu algo engraçado durante a tentativa deste tutorial…
    Ao clicar am Overshoot – a luz passa por dentro da parede, mesmo clicando no vray shadows e tals (bla bla bla) quando volto a desmarcar o Overshoot não acontece.

    Sabe o que isso pode significar
    Já troquei a parede, espessuras e etc…

    Abraço

  4. Silvio andrade Lima says:

    Angello,
    O Overshoot não tem essa função, de deixar a luz passar pela parede (pelo menos eu não conheço).
    Refiz varias imagens, com e sem Overshoot, e não descobri o que está acontecendo.
    Alguma alma caridosa vagando pelo site gostaria de nos ajudar?
    Um abraço.

  5. Silvio andrade Lima says:

    Angello,
    Sobre disponibilizar os arquivos, acho que eu estaria perdendo todo o meu trabalho. Não adiantaria nada fazer tutoriais e disponibilizar o arquivo pronto, entende?
    Não seria bom inclusive pra você, que não aprenderia o assunto.
    Se ainda assim você acha que precisa, enviarei pra você sem problemas.
    Um abraço.

  6. Abelardo Neto says:

    Boa noite Silvio.
    Parabéns pelo site. Sou arquiteto e estou iniciando o 3dmax e tenho uma dúvida que talvez vc possa me ajudar. Ao renderizar uma cena com janelas em vidro, tenho salvo em tif com store alfa, para retirar o fundo no Photosho, no entanto, ao retirá-lo tenho perdido os vidros e o fundo fica sem o reflexo, denunciando a imagem. Será vc poderia me explicar o passo a passo. Muito obrigado, Abelardo

  7. Silvio Andrade Lima says:

    Abelardo,
    Isso não deveria acontecer. De qualquer forma, vou tentar fazer um tutorial a respeito.
    Um abraço.

  8. Fabio Duarte says:

    Realmente OTIMO tutorial, fez o que eu tava tentando fazer a teeeeempos! fiz tudo certinho mas pintou uma dúvida… quando aplico outra iluminação na cena as bordas de alguns objetos aonde essa nova luz incide criam uma linha preta na borda, como se fosse um contorno… concerteza é algo q não configurei, mas o que é?

    mas enfim, belo trabalho!

  9. Silvio Andrade Lima says:

    Fábio,
    É mais um daqueles casos “paranomais!”
    Vou tentar pesquisar e te falo.
    Abraço.

  10. dennid says:

    Cara surgiu um dúvida paralela, quando eu uso o flat mirror e renderizo no vray o reflexo não aparece, sabe o porque ?!!

    Abrss

  11. Ricardo says:

    Velho, sou iniciante no 3dsmax e mais ainda no vray. Me ajudou bastante. Grande tutorial, direto no assunto.
    Abraço e parabéns pelo blog.

  12. Silvio Andrade Lima says:

    Valeu Ricardo,
    Tem muita coisa interessante por aí pelo site…
    Sempre que puder dê uma olhada.

    Um abração.

  13. TIAGO GOMES says:

    obrigadão pelos tutoriais..mt bom mesmo…! eu tenho gastado mt comprando material em midia e qse não acho nada de qualidade que seja de graça…! mt obriagado mesmo …!

  14. Nico says:

    Muito bom o tut.

    Mas eu tive o mesmo problema do Fabiodo contorno preto em uma lampada de vidro…é como um specular forte branco com contorno preto…já tentei tudo q achei possível! vc sabe o q é?

    Obrigado

  15. Vagner says:

    Cara tuto muito massa, você é muito bom.
    Mais então, eu fiz o tuto e segui tudo direitinho, mais a minha imagem fica com um contorno preto e a luz não ultrapassa o vidro da janela.
    E tem umas partes que parece que é desenho acho que de tão claro que fica não sei…
    Porque o meu fica assim???

  16. Mo says:

    Ola.tenho acompanhado seu forum e tutoriais, estou gostando muito.
    Estou trabalhando em uma empresa,na qual faz ambientes externos e internos, eu sou responsavel apenas pelas mudanças de textura e colocar pra renderizar, mas estou achando muito estranho, o tempo de render aqui SÓ do chao, leva certa de 4hrs, resoluçao 1853×1350. Vray em max 64bits, seven 64bits. Maquina :quadcore,4gb ram,geforce 8500…acho muito estranho só pro chao levar todo esse tempo, trabalhamos com fotorealistico de ambientes.

  17. Natalie says:

    Oi Silvio!!
    Parabéns pelos tutorias! São demais! Uso o 3dMax a pouco tempo e estou aprendendo muito com seus tutoriais! Não vejo a hora de você postar mais!
    Entretanto tenho uma dúvida! Por exemplo, quando faço essa iluminação que você ensinou aqui ou a iluminação fotométrica e tento renderizar com a câmera do vray fica super escuro ,apesar de passar uma luzinha pela janela e no outro caso aparecer uma luzinha na lampada, quando renderizo sem camera nenhuma ou fica muito claro ou a imagem não fica tão legal. Você sabe porque??

    Obrigada pela atenção.

  18. Fábio Gomes says:

    Boa Tarde,

    Estou interessadíssimo nos seus tutoriais.
    Poderia me passar seu e-mail ou algum contato para poder estar tirando algumas dúvidas e pegando algumas dicas ou tutoriais… ?
    Fico no aguardo. Muito obrigado.

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