Inserindo background no Photoshop

Olá amigos!

Sejam bem vindos ao nosso blog. Entre e sente-se, fique à vontade.
Depois de dois posts com projetos, volto a fazer um tutorial, afinal, ninguem se interessa por arquitetura.
A audiência dos posts de projeto é quase zero. Qualquer dia desses coloco umas mulheres peladas pra ver se as visitas aumentam.
Bom, esse tutorial é facílimo. Mais fácil do que isso, só empurrar bêbado em ladeira… ou ganhar do Íbis.
Mas… o que pretendemos afinal?
Já utilizei muito esse recurso em imagens voltadas ao mercado imobiliário.
A gente gera a imagem e coloca a foto do local onde o prédio será
construído, normalmente na varanda. Algumas pessoas preferem colocar uma plane e aplicar a foto no próprio Max, mas eu prefiro fazer no Photoshop, pois nos proporciona mais mobilidade.
Todos vocês já sabem que sou um preguiçoso, por isso utilizei um arquivo antigo pra não ter trabalho.
Sabe como é né? Janeiro… praia.. cerveja…carnaval (pois aqui começa em janeiro)… ando muito ocupado, não dá pra trabalhar muito.

Então vamos lá. Todo o segredo se resume ao material. Na hora de criar o vidro, selecione os itens affect shadows (para liberar as sombras) e affect alpha (para liberar o fundo alpha).

Mas… que danado é fundo alpha? Resumindo, é um fundo que podemos recortar perfeitamente depois.

Feito isso, já pode renderizar. Na hora de salvar a imagem, salve no formato TGA. Tem gente que salva TIFF, mas isso é feito sal, usa-se a gosto.

Depois de renderizar, vamos abrir a imagem no Photoshop. Abriremos também a foto que vamos usar como fundo.

Vá no menu select e clique em load selection e na próxima caixa de diálogo selecione o canal alpha.

Ele selecionará tudo, considerando a transparência do vidro.
Veja com seus próprios olhos.

Agora, gere uma cópia do que foi selecionado gerando outra camada. Arraste a outra imagem para dentro desse arquivo e ajuste o tamanho e o ângulo.

Na caixa de camadas, puxe o fundo para trás da layer criada.

Pronto, olha nosso fundo lá!

Ajustou, e priu! já estamos com vista pro mar de Boa Viagem!

Se seu vidro tiver cor ou reflexos, não tem problema, o alpha selecionará também as transparências.
Olhe uma versão com vidro verde. Fácil demais né?

Agora, deixe de ser preguiçoco e faça um tutorial para ser publicado aqui. Seu nome será divulgado e visto por mais de 3 pessoas por mês!

É isso amigos, espero que vocês tenham gostado.
Um abraço e até a próxima, daqui a 8 meses.


12 Comentários Até Agora, Gostaria de Escrever Alguma Coisa?

  1. Gabriel Todesco says:

    ótimo tuto, apesar de eu utilizar o método de criar o plane, às vezes é bom mesmo ter essa carta na manga. até agosto, com o próximo tuto, ou o mais cedo possível com o post que prometeu com as morenas de Boa Viagem. aHUHAHAUHA

  2. Silvio Andrade Lima says:

    Esse Todesco é fogo…

    Depois de acabar com os casamentos de Sorocaba, agora quer barbarizar nas prais do Recife.

    Aqui tem diretoria hein?!
    Obrigado e um abraço.

  3. Hudson Melo says:

    Olá grande Sílvio! Não se esqueça de tirar um tempinho para criar o tutorial salvador que lhe solicitei, de como utilizar imagens com fundo transparente (alpha channel) no VRay em objetos. Ex.: rótulos “vasados” em garrafas de vidro.

    Aguardo ancioso!

    Abraço.

  4. Silvio Andrade Lima says:

    Claro Hudson!
    Pow, esqueci sua solicitação, me desculpe.
    Esse tutorial será o próximo, está combinado.
    Abraço.

  5. Nádia says:

    Olá Sílvio, esse tutorial foi tudo…sempre quiz saber como fazer isso !! valeu…abraços

  6. Silvio Andrade Lima says:

    Olá Nádia!
    Que bom revê-la por aqui.
    Um abração.

  7. felipe says:

    “E digo mais… não vou ficar embromando não! Vou dar as melhores dicas e contar os segredinhos.”

    Cara, trabalhei por anos com 3D (pagar faculdade), atualmente faço só pros meus projetos mesmo e vira e mexe esqueço de alguma técnica, algum pequeno item que faz falta no render.

    Seus textos têm me ajudado muito a relembrar as coisas. Parabens pelos tutoriais e pela clareza.

    Alguns “bons” sites de 3D do brasil perderam o foco e já não são mais tão bons. Falam de tudo, mas não falam de nada.

    Abraço amigo

  8. Silvio Andrade Lima says:

    Obrigado Felipe!
    Minha situação é bem semelhante a sua, por isso demoro tanto a fazer novos tutoriais. No que eu puder ajudar, estou por aqui. Um abraço.

  9. Renato says:

    Conheci hoje seu blog, procurando por um tuto para agua com qualidade no vray… gostei muito de suas dicas e tutos… com certeza fará parte das minhas visitas diárias…

    vlw

  10. Silvio Andrade Lima says:

    Que bom Renato,
    Fico muito feliz em ajudar.
    Um grande abraço.

  11. carol says:

    Adorei o post! até eu consegui colocar o background no meu 3d! Faz um post sobre iluminação! interior e exterior! =)

  12. Willer Marinho says:

    Meu amigo, seus tutoriais são muito bons. Não deixe de fazê-los, embora esteja sempre ocupado, hehe. Você realmente tem um grande potencial pra ajudar e tirar dúvidas que, por mais que simples, são pertinentes à várias pessoas. Podia fazer um tutorial de render noturno. Apanhei muito pra fazer um outro dia pra um cliente, porque a porcaria do render saia muito escuro, quase nada. Usando a physical camera parece que exigia que a iluminação das minhas reclights tivessem altissimos multipliers, sei lá. Até hoje ainda tenho dúvidas sobre noturnas. Se puderes me ajudar, ficarei grato (se tiver o tutorial, me perdoe.. ainda to navegando no seu blog rsrs). Valew e parabéns novamente.

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