Ginásio de esportes

Projeto de Silvio Andrade Lima e Walter Dias, o Ginásio Municipal do Interior foi projetado para receber até 4.670 pessoas, todas sentadas, distribuídas em um único anel de arquibancadas envolvendo toda a quadra de jogo. A capacidade adotada foi definida de acordo com a demanda local.
O ginásio existente na cidade, para aproximadamente 2.000 pessoas, já não atende aos eventos esportivos e culturais da região, justificando essa nova proposta.
O partido arquitetônico surgiu de uma forma básica, um prisma retangular. O objetivo era se opor aos modelos tradicionais, ovais ou arredondados, enfatizando seu caráter de contemporaneidade. Duas grandes treliças externas, utilizadas como suporte para as treliças menores, contrastam com a pureza do bloco principal.

Essa treliça pórtico também funciona como um indutor, evidenciando a entrada principal da edificação. A monumentalidade arquitetônica se dará, sobretudo na coberta, com essas grandes vigas metálicas sendo extremamente marcantes.

O ginásio foi implantado no terreno considerando diversos fatores. O mais evidente é a intenção de posicionar sua entrada monumental para a esquina do lote. Dessa forma, a referida entrada proporcionaria o fácil acesso do público por duas vias.

Outro fator importante a ser considerado é a ventilação.
Os ventos dominantes na região são de Sudeste e Nordeste na maior parte do ano. Assim, as aberturas foram, em sua maioria, voltadas para essa orientação.

Os outros dois acessos ao edifício foram posicionados na parte posterior, de modo a distribuir o público igualmente nas outras duas vias circundantes. Esses três grandes acessos são suficientes para evacuação total dos espectadores em até 7 min.
Foram criadas áreas de concentração e dispersão de público adjacentes aos acessos, sobretudo no principal, onde um boulevard recebe o visitante com suas palmeiras imperiais indicando o caminho.

Além do ginásio, teremos na implantação outros equipamentos voltados para esportes e lazer, como pista de skate, pista de patins, playground, jardins e praças de jogos. Será uma grande área pública de esportes e lazer, referência em toda a região.

O espaço contará com vagas de estacionamento de público, inclusive para motos e bicicletas que são meios de transporte bastante difundidos em cidades do interior do Nordeste. Paralelamente a estes, haverá um estacionamento exclusivo para autoridades e ônibus de atletas, estrategicamente posicionados junto ao acesso à tribuna de honra e vestiários. Ônibus de torcidas visitantes terão seu espaço no lado oposto.
O Ginásio Municipal é dotado de tribuna de honra, para receber até 58 pessoas, entre autoridades e convidados. Uma cabine de imprensa proporciona condições adequadas para o trabalho de jornalistas, até mesmo para transmissão de rádio e televisão.

Todos os espaços existentes no ginásio são adaptados aos portadores de necessidades especiais, tanto as áreas públicas quanto as reservadas. Todo o público terá acesso a todos os níveis através de escadas, rampas e elevador. Os vestiários estão preparados para receber para-atletas, tornando o ginásio apto a receber qualquer competição para-olímpica, fazendo da cidade uma pioneira nesta modalidade.

Alojamentos são parte integrante da edificação, possibilitando a cidade sediar competições diversas e hospedar os competidores no próprio local do evento. O programa de necessidades além de atender as funções esportivas, contempla outras atividades como Sala multiuso, Secretaria de Esportes do Município e Áreas comerciais.

Alguns equipamentos esportivos como estádios e ginásios têm uma manutenção onerosa, devido ao seu caráter de uso especial. Assim sendo, é ideal darmos uso ao equipamento diariamente e não apenas em dias de jogos, inclusive com a criação lojas, cuja renda de locação deve contribuir para manutenção do espaço. Procuramos utilizar materiais de grande resistência nos acabamentos, tanto externo quanto internos, e, na maioria dos casos de baixo custo. O piso cimentado predomina no projeto, com exceção das áreas molhadas que serão revestidas com ladrilho cerâmico. O mesmo acontece com as alvenarias, quase todas receberão pintura pva na cor branca, com exceção também das áreas molhadas. Externamente, temos a predominância do piso intertravado, com cimentado nas áreas de esportes radicais. Um moderno piso emborrachado reveste a quadra, além de contar com dois placares eletrônicos de última geração.
Assim, a cidade terá um ginásio extremamente moderno, adaptado as necessidades contemporâneas e apto a receber competições de porte regional e nacional, colocando o interior em evidência no campo esportivo.


17 Comentários Até Agora, Gostaria de Escrever Alguma Coisa?

  1. vanner alves says:

    ola, gostaria de sbaer se poderia receber o desenho da planta mais nítido pois não consegui identificar onde está a tribuna de imprensa e outros detalhes. sou fá de projetos assim e acheiei muito interessante o seu. desde já agradeço a sua atenção. moro em belém do pará.

  2. Silvio Andrade Lima says:

    Olá Vanner,

    Este projeto realmente nos deu muita satisfação. Obrigado pelos elogios. Um abraço pra você e todos do Pará.

  3. thiago says:

    Parabens muito bom, sou aluno de arquitetura, gostei muito do processo e da maneira como vc publicou o projeto, deixou bem evidenciado os pontos, continuei postando trabalhos

    abrç
    thiago

  4. thiago says:

    ha sim uma duvida, na parte de modelagem arquitetonica e renderização, vcs utilizaram qual programa? autocad 3d? revit? sketchup? photoshop pra finalizaçao?
    Ficou bacana, achei o paisagismo bem real tb.

    obrigado

  5. Lindo Projeto. Lembra o Masp. Parabéns. says:

    Parabéns!

  6. Michele says:

    Olá, gostei do seu projeto, parabéns!
    O encontrei durante uma pesquisa acerca de projetos de ginásios.
    Poderia me informar quanto é a área deste ginásio e a quantidade de vagas de estacionamento?
    Preciso calcular o número de pessoas que podem ocupar o espaço e número de vagas de acordo com a capacidade de um ginásio; ficaria muito grata pela ajuda.

  7. Silvio Andrade Lima says:

    Olá Michele,

    Tudo bem?

    Inicialmente quero agradecê-la pelos elogios.

    Em relação ao estacionamento, você deve seguir os parâmetros determinados no Plano Diretor de sua cidade. O mesmo vale para o número de peças sanitárias. Esse ginásio será edificado em uma cidade pequena, com menos de 80.000 habitantes, onde as pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte ou se deslocam a pé. Ainda assim, o estacionamento é fundamental.
    Área total de construção: 8.214,68m²
    Capacidade: 4.670 espectadores
    Vagas público: 145
    Vagas autoridades: 10
    Vagas ônibus: 6
    A proporção utilizada foi de uma vaga para cada 30 espectadores, mas para oferecer mais conforto seria interessante a proporção de 1/10. Algo que consideramos importante é o uso do estacionamento em dias ociosos. Quando não houverem jogos, o estacionamento será utilizado com feirinhas típicas e apresentações culturais. Os grandes estacionamentos representam grande área impermeabilizada com uso restrito, que é um desperdício.

    Caso queira saber mais, é só avisar.

    Um abraço

  8. Silvio Andrade Lima says:

    Thiago,

    A modelagem é feita no AutoCAD. Renderizamos no Vray e a finalização é np Photoshop. Um abraço.

  9. Silvio Andrade Lima says:

    Obrigado pelos elogios Thiago. Se precisar é só avisar. abraço.

  10. Mariana says:

    Olá,

    Sou estudante do ultimo ano de arquitetura.
    Para meu trabalho final de graduação estou fazendo um ginásio.
    Gostaria de saber com mais detalhes sobre o programa, se vc puder me ajudar.

    Obrigada!

  11. Silvio Andrade Lima says:

    Claro Mariana!
    Ajudarei no que for preciso.
    Um abraço.

  12. JORGE says:

    cara muito bom mesmo….!

  13. JÉSSICA says:

    Bom dia Silvio! Sou aluna de arquitetura e urbanismo e estou fazendo uma trabalho acadêmico sobre ginásio de esportes. Gostaria de pedir duas coisas se fosse possível. A primeira é sua biografia pois precisamos falar sobre o arquiteto para apresentar as pesquisas, e segundo, não encontrei a planta do ginásio com o desenho completo da arquibancada, e como achei excelente seu trabalho, gostaria de apresentá-lo. Seria possível me mandar isto? Desde já agradeço. Att.

  14. Lucas says:

    Bom dia, Silvio. Parabéns pelo projeto. Ficou muito interessante.
    Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso sobre acessibilidade em ginásios. Se fosse possível, gostaria de ter acesso as plantas com os desenhos mais visíveis. Obrigado pela atenção.

  15. Danúbio Talvegue says:

    Sílvio, excelente seu projeto. Seu site também, já estou utilizando várias de suas dicas em meus trabalhos. Também modelo no autocad como você. Quanto a estas vigas metálicas achei lindas, já que sou projetista de estruturas metálicas. Participei da reconstrução do nosso Castelão, aqui em Fortaleza, e as estruturas metálicas realmente são grandes destaques nestes equipamentos esportivos. Se precisar de dicas sobre o uso do aço nas edificações, terei prazer em ajudá-lo.

  16. Leonardo says:

    Bom Dia!!
    Silvio, sou estudando de Arquitetura, e queria saber se você poderia me disponibilizar esse DWG, pra poder fazer um estudo maior! Gratoo é Apenas para estudo mesmo!!!

  17. Natália says:

    Boa tarde
    Sou aluna de arquitetura e estou no penúltimo período e estou fazendo meu trabalho final de curso Ginásio e gostaria de saber se poderia me passar as informações do projeto para eu usar como estudo de caso? Fico aguardando sua resposta Silvio
    O projeto ficou maravilhoso

    desde de já grata pela atenção

Escreva um Comentário

Portfolio Maquetes Eletrônicas

30a29a28a27a26a25a24a23a22a21a20a19a