Centro de Treinamento do Santa Cruz – Ninho das Cobras

Projetado pelos arquitetos Silvio Andrade Lima e Walter Dias, com a consultoria de Reginaldo Esteves, Dinauro Esteves,César Bezerra e Eduardo de Castro Mello, o novo Centro de Treinamento do Santa Cruz se localizará no município de Paulista, no Grande Recife.
O C.T. Ninho das Cobras – Rodolfo Aguiar será um espaço adequado para a identificação e potencialização de novos talentos, oferecendo instrumentos para uma avaliação multi-disciplinar e promovendo condições ideais para a prática do futebol. Será possível tratar e prevenir lesões com maior facilidade, desenvolver análises
de desempenho e adequação de cargas de treinamento, fazer avaliações nutricionais, psicológicas e etc.
O projeto está fundamentado em 4 unidades funcionais:
Unidade administrativa, que contempla toda a estrutura de administração do Ninho das Cobras;
Unidade Médica, com uma edificação destinada ao trabalho médico;
Unidade de Hospedagem, com a concentração, lazer e serviços de apoio;
E a Unidade Esportiva, com os campos, vestiários e sala de imprensa.
No partido arquitetônico, optamos por preservar 8 Hectares de mata e utilizar uma considerável área verde, gerando um micro-clima favorável.
Serão 6000m² de área construída, 23 suítes para atletas profissionais, 32 suítes para atletas de base, com uma estrutura de lazer e serviços completa.

Vista geral

Vista geral

Implantação no terreno

Guarita

Bloco administrativo

Bloco administrativo

Hospedagem base

Hospedagem profissionais

Piscina, lazer e refeitórios - bloco de hospedagem

Bloco de Serviços

Sala da imprensa

Bloco médico

Vestiários

Dedico este projeto a uma das mais importantes personalidades da história do Santa Cruz, e sobretudo, da minha história.
Meu grande mestre Reginaldo Esteves se encontra com uma saúde frágil, mas que sempre está torcendo pelo seu “fiel escudeiro” e pelo clube do coração. Ao mestre, com carinho… toda a admiração do seu discípulo…


82 Comentários Até Agora, Gostaria de Escrever Alguma Coisa?

  1. Fred Arruda says:

    Silvio, obrigado pela amizade de sempre. Na verdade, quando vice-presidente, me envolvi com o projeto da Arena Coral, também da autoria do Dr Reginaldo Esteves e sua equipe (você inclusive). O negócio do CT já foi na gestão FBC, quando eu era diretor da base. Na época, visitamos Atletico-PR (eu), Inter (eu), Vitoria (João Domingos) pra fazer a especificação do que precisariamos. Isso sem contar com toda a sua valiosa pesquisa sobre o tema e os diversos CT do país. Mais uma vez, parabéns pelo belo trabalho, o que não me surpreende. Só fico pensando se um CT com apenas 1 campo tem condições de abrigar o profissional e mais 4 categorias de base, pois todas as competicoes de base são realizadas em campos oficiais. Mas um passo de cada vez, né? Abraço!!!

  2. Silvio Andrade Lima says:

    Criatiano, o terreno atual já foi explorado ao máximo.
    Não se trata de mancada, foi uma opção da diretoria preservar a área verde. É possível gerir o CT com 3 campos, com uma administração de horários relativamente simples. Sobre a Arena Coral, não posso dar informações no momento. Abraço.

  3. Silvio Andrade Lima says:

    Xandão, fique tranquilo. O CT do Santinha é moderníssimo e completíssimo, e não é o fato de ter 1 ou 2 campos a menos do que outros que o fará inferior. Um abração.

  4. Silvio Andrade Lima says:

    Obrigado Fred, nosso trabalho não pode parar. Um grande abraço e apareça!

  5. Yuri Duarte says:

    Prezado Silvio,

    Parabéns pelo projeto. Congratulo você e todos os que colaboraram.

    Entretanto, também compartilho da preocupação que Fred Arruda e outros tricolores manifestaram… apenas 1 campo oficial não seria muito pouco para um CT que abrigará treinos dos profissionais e categorias de base? Sei que um projeto deste porte envolve centenas de variáveis a ser pesadas, e que a escolha da quantidade de campos foi uma decisão bastante pensada por todos vocês. De qualquer forma, espero que seja possível adquirir o outro terreno no futuro, ou mesmo construir um segundo ou terceiro campos no próprio terreno do CT.. como o Fred disse, um passo de cada vez… vão em frente, estamos no caminho certo! Grande abraço tricolor da distante Imperatriz/MA.

  6. Silvio Andrade Lima says:

    Olá Yuri,
    Agradeço muito os elogios, são sempre bem-vindos.
    Vejo que há uma grande preocupação com o número de campos.
    Caso não seja adquirida uma nova área, uma boa logística pode sanar esse problema através da restrição de horários.
    Um abração.

  7. cristiano says:

    Ola silvio vc sabe min informa se o santa vai reformar o antigo CT Waldomiro Silva?????achei muito bonito o projeto do novo ct.
    e vc sabe min informar se arena coral vai sair do papel???

  8. Silvio Andrade Lima says:

    Olá Cristiano,

    A reforma do Valdomiro Silva não está descartada. Quanto a Arena Coral, teremos boas novidades em breve.
    Um grande abraço e obrigado.

  9. cristiano says:

    Olá silvio,
    Obrigado pela resposta…referente a arena vai ser aquele progeto ou tem outro encaminhado?????????

  10. Silvio Andrade Lima says:

    Cristiano,
    No momento certo todos saberão. Te peço um pouquinho de paciência.
    Um grande abraço.

  11. benevides says:

    gostei muito do projeto. e se Deus permitir ajudarei a tocar o mesmo.farei igual ao meu avô, ajudou a erguer nosso estádio.

    O Mais Querido do Brasil!!!!

  12. Silvio Andrade Lima says:

    Obrigado Benevides! Toda ajuda será bem-vinda! Um grande abraço!

  13. cristiano falcao says:

    silvio,
    cade as imagens da arena coral atualizada? o projeto foi apresentado ao prefeito mas nao vi nenhuma novidade na arquitetura, segundo o presidente do santa cruz o projeto sofreu algumas mudanças.

  14. Emanuel Henrique says:

    Oi Sílvio td bem ???
    eu sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo projeto do novo CT do nosso tricolor, que na minha opinião ficou bem bacana…

    Estive no laçamento da Pedra fundamental no terreno e vi que realmente tem uma área lá com mata atlântica e fiquei na dúvida como seria projeto, até porque lá eu não vi o projeto ser apresentado.
    Defendo totalmente a ideia de preservação da mata, mas também fiquei encucado com essa história de termos apenas 3 campos… quando vc diz que a diretoria pensa em uma possível compra de outro terreno, este será ao lado do atual ???

    Abraçoo !!

  15. Silvio Andrade Lima says:

    Cristiano,

    Ainda não foram produzidas as imagens com as alterações. Assim que as mesmas existirem, publicarei aqui no site. Abraço.

  16. Silvio Andrade Lima says:

    Emanuel, o projeto está sendo alterado com o objetivo de ganharmos mais espaço para os campos. Em breve postarei essas alterações aqui no site. Um abraço.

  17. cristiano falcao says:

    boa noticia silvio, essa da alteraçao do projeto do ct, alguma previsao para a publicaçao das novas imagens da arena coral e do ct?

  18. Silvio Andrade Lima says:

    Ainda sem previsão Cristiano. Lembre-se que também estamos trabalhando na Arena Coral. Abraço.

  19. davson bernardino says:

    otimas!!!!
    teria como passar as cordenadas para gps e google earth?? gostaria de ir la mas não sei chegar! conheço paulista e a BR.
    obrigado e parabens!

  20. Eduardo says:

    Esta é a realização de um sonho para a torcida tricolor, torçamos para que seja realizado o mais breve possivel. Obrigado pelo belissimo projeto e parabéns.

  21. alexandre alves says:

    valeu Silvio pelo belo projeto, como tricolor, fico orgulhoso pelo belo prejeto q nenhun clube do Brasil tem um c t tão belo e organizado como o nosso, parabéns amigo.
    um forte abraço do amigo de sempre
    Alexandre fiscal da prefeitura de Escada Pe.

  22. Silvio Andrade Lima says:

    Olá Davson, em alguns dias te mando o percurso no Google Earth ok? abraço.

  23. Silvio Andrade Lima says:

    Obrigado Eduardo, um grande abraço.

  24. Silvio Andrade Lima says:

    Amigo Alexandre, muito obrigado pelas suas palavras. Um grande abraço.

  25. roberto says:

    silvio,parabéns pelo projeto,sou seu vizinho,tricolor de coração meu filho treinava no ct de dois unidos com rubenita tive que tirá-lo de lá porque achei o treinamento muito fraco e a infra-estrutura estava muinto deteriorado. Pergunto quando o santa irá reformar este ct,e lembre-se são mais de 200 tricolores que dão o suor nos treinamentos sonhando defender em um futuro próximo as cores do santinha,um abraço espero respostas.

  26. Silvio Andrade Lima says:

    Oi Roberto.
    Vizinho???
    Realmente, a estrutura atual do Santa Cruz é insatisfatória. O Ninho das Cobras está aos poucos evoluindo, apesar das dificuldades e intervenções sem conhecimento técnico.
    Espero que seu filho venha a atuar no futuro C.T.
    Um abraço.

  27. Ricardo says:

    Caro Sílvio,

    2 perguntas:

    a) Por que a diretoria quis preservar área verde de 6mil m² se todo o entorno é de área verde? Podemos ter pelo menos mais 2 campos oficiais sem precisar comprar mais terreno (o Santa não tem R$, tem que aproveitar tudo).

    b) Pelas fotos, não há uma grade entre as barras e alguns prédios. As bolas vão destruir tudo quanto é janela, hehehe.

  28. Rhayann says:

    Endereço do terreno?

  29. LEUMAS JUNIOR says:

    Temos uma área de 40.000 m² destinada a um Centro de Treinamento Futebol. Gostaria de contar com seu conhecimento e elaborar um projeto de melhor aproveitamento do espaço. Caso se disponibilize em nos ajudar o que deveria enviar ?

  30. Tarcisio Bittencourt says:

    Boa tarde Sr° Silvio Andrade Lima
    Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e estou na finalizando minha graduação. Estou envolvido no meu TCC no momento, e gostei bastante do seu projeto, gostaria muito de utilizá-lo como correlato para estudo e análise antes de fazer o meu projeto, que seria um centro de treinamento de futebol, e que também pudesse ser utilizado por crianças e adolescentes da cidade de Brusque, em Santa Catarina. Seria possível o senhor autorizar e dispor dos desenhos de plantas, cortes, fachadas e detalhamentos para mim fazer o correlatos e os devidos estudos, seria de grande ajuda para a conclusão do meu trabalho de conclusão de curso.
    Desde já agradeço a atenção.

  31. Tarcisio Bittencourt says:

    Boa Senhor Silvio Andrade Lima
    Primeiro, parabéns pelo projeto, achei muito bacana e bem projetado, a composição dos volumes com traçados mais retos e cores claras ficou muito bom. Eu sou estudante de Aquitetura e Urbanismo e estou fazendo correlatos e estudos de caso para servir de base para meu Trabalho de Conclusão que termina este ano, gostaria de saber se seria possível o senhor ceder a autorização e material desse seu projeto? As plantas, implantação, cortes, fachadas, detalhamentos … tudo somente para análise de correlato para o projeto que estou fazendo, que também é um centro de treinamento de futebol, mas que alem do time da cidade de Brusque, possa ser utilizado por crinaças e adolescentes da nossa cidade. Seria de muita utilidade o seu trabalho. Se não puder eu entendo, sem problemas. Desde já agradeço atenção.

  32. gustavo says:

    Bom dia !
    Não concordo em dizer que é pouco campo, como o diretor falou uma boa logistica dar para superar td isso. E também só em não treinar no arruda já é uma grande vitória sem falar nos dormitórios, que não precisará mas pagar hotes etc. Ficou lindo o projeto e não adianta fazer coisas gigantescas e depois não puder mante-lo.

    Gustavo

Escreva um Comentário

Portfolio Maquetes Eletrônicas

30a29a28a27a26a25a24a23a22a21a20a19a