Mini Museu do Futebol Pernambucano

Projetado em parceria com Walter Dias, o Museu da Federação Pernambucana de Futebol seria localizado no pavimento térreo da sede da entidade. Projetar um museu em um espaço de apenas 100m² foi um grande desafio, diante da vasta história do futebol pernambucano. Optamos por fazer recortes na história e enfatizar alguns pontos.

O acesso seria feito por uma circulação relativamente estreita e pouco iluminada, para dar a sensação de estarmos passando por um túnel de vestiário, onde o visitante ouviria o “grito das torcidas”.

Esse “túnel”, que conta o início do futebol no estado, acabaria em um espaço gramado com imagens das torcidas, para simular efetivamente uma “entrada em campo”.
Essa espaço dedicado as torcidas e estádios teria telas touch screen para proporcionar interatividade, exibindo fotos dos estádios antigos e arenas modernas.

Em seguida, uma área onde todos os clubes de Pernambuco estariam representados, inclusive os de várzea.
Ainda nesse espaço, a coleção pessoal de centenas botons de clubes do ex-presidente da FPF Carlos Alberto Oliveira dividira espaço com objetos antigos como bolas, luvas, uniformes e etc.

Adjacente, mais um espaço interativo, onde seria possível ouvir hinos dos clubes e jogos memoráveis.

Em seguida, uma sala dedicada exclusivamente a seleção brasileira, em suas dezenas de passagens pelo Recife, sem nenhuma derrota e com apoio total da torcida.

Finalizando, uma ala para as curiosidades do futebol local, que são inúmeras.

Esse projeto não será executado. Com o falecimento do Ex-presidente Carlos Alberto Oliveira, a nova gestão não se interessa em dar continuidade ao mini-museu.
Mesmo tendo sido abandonao, estou exibindo este estudo preliminar por considerá-lo interessante.


Escreva um Comentário

Portfolio Maquetes Eletrônicas

30a29a28a27a26a25a24a23a22a21a20a19a